AgroBrasília 2025 destaca Integração Lavoura-Pecuária

Dia de campo ILPF reúne especialistas e produtores para discutirem modelos integrados de produção

21.05.2025 | 16:49 (UTC -3)
Luciana Lacerda, edição Revista Cultivar

A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) terá uma programação especial na AgroBrasília 2025. Nesta sexta (23), às 9h, o sistema será tema de um Dia de Campo promovido pela Embrapa dentro do Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, local de realização da feira tecnológica e agrícola. A agenda acontecerá na Unidade de Referência Tecnológica (URT) de ILPF, área demonstrativa da empresa. 

O Dia de Campo terá a presença do presidente-executivo da Rede ILPF, Francisco Matturro, com a palestra “No Brasil, produzir e preservar é possível”, e do pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, Emerson Borghi, que abordará o tema “Cultivo intercalar antecipado como estratégia para viabilizar a segunda safra no Planalto Central”. A produtora rural Camila Caixeta, da Agropecuária Santa Bárbara, também apresentará um estudo de caso com o tema “Integração Lavoura-Pecuária: o modelo da nossa propriedade”.

Desde 2020, Camila Caixeta atua com sistemas integrados, conciliando lavoura e pecuária como forma de aproveitar de forma mais eficiente as áreas produtivas. “Vamos compartilhar nossa experiência com a integração de milho, soja e diferentes tipos de capim e sorgo, mostrando os resultados que obtivemos - tanto financeiros quanto técnicos”, afirma a produtora.

Segundo o pesquisador da Embrapa Cerrados, Roberto Guimarães Júnior, o dia de campo de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta já é uma data evento tradicional na AgroBrasília. “Neste evento, a pesquisa, junto com produtores rurais e a iniciativa privada, busca mostrar ao público do agronegócio os benefícios da adoção desse sistema, seja para aumento de produtividade, seja seus ganhos ambientais e econômicos”, enfatiza.

A presença de especialistas da Embrapa e representantes do setor produtivo reforça o compromisso da AgroBrasília com a difusão de tecnologias sustentáveis, adaptadas à realidade do dia a dia do campo. A programação na URT é voltada a produtores, técnicos, gestores e estudantes interessados em conhecer soluções inovadoras para aumentar a produtividade e preservar os recursos naturais.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

ar grupo whatsapp
Agritechnica 2025