SC Safra 2024/25: oferta pressiona preço do arroz

Boletim de maio da Epagri mostra recordes de produtividade e queda nos preços de arroz, feijão-preto e milho

26.05.2025 | 16:54 (UTC -3)
Cristiele Deckert, edição Revista Cultivar
Fotos: Aires Mariga
Fotos: Aires Mariga

A edição de maio do Boletim Agropecuário da Epagri/Cepa destaca um cenário de contrastes para a agropecuária catarinense. Enquanto a produção de grãos como milho, feijão e soja cresceu de forma expressiva, os preços de alguns produtos apresentaram queda, pressionados pelo aumento da oferta no mercado nacional e internacional.

O arroz teve safra recorde, com produtividade média de 8,73 t/ha, mas encerrou abril com queda de 30% no preço em relação a 2024. As exportações também recuaram 44% no ano. No feijão, a produção total deve crescer 14%, impulsionada pela primeira safra, embora o feijão-preto — principal tipo cultivado no estado — tenha registrado queda de 15% no preço. Já o feijão-carioca teve valorização de 5%.

A produção de milho cresceu mais de 25% mesmo com redução da área plantada, atingindo produtividade histórica de 9,8 t/ha. O desempenho resultou em economia de frete para as cadeias de suínos e aves, apesar da queda de quase 5% nos preços em maio. A soja também teve alta produtividade, estimada em 4.035 kg/ha, com aumento de 19,5% na produção, mas os preços seguem instáveis.

Entre as hortaliças, o alho manteve preços estáveis e rentabilidade ao produtor, mesmo com alto volume de importações. A cebola, por outro lado, segue com preços abaixo do custo de produção, pressionando a renda do agricultor.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

ar grupo whatsapp
Agritechnica 2025